LINHAS DE PESQUISA

HISTÓRIA POLÍTICA

Privilegia a análise de experiências democráticas e autoritárias e a complexa construção da cidadania política ao longo da história do Brasil República. Busca compreender as relações de alianças, disputas e conflitos de diferentes atores políticos das esquerdas e das direitas, como elites governamentais, partidos políticos e organizações de classe. Igualmente estuda o comportamento e atuação dos cidadãos e suas relações com representantes do poder político.

HISTÓRIA CULTURAL

Privilegia o estudo das identidades individuais e coletivas das elites e das camadas populares forjadas através de vivências culturais diversas ao longo da história do Brasil República. Dentre os seus objetos destacam-se o universo do trabalho, os esportes, as festas, a religião e as artes. O cultural é compreendido como arena de disputas políticas e conflitos sociais onde diferentes atores vivenciam a experiência da cidadania.

HISTÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS

Privilegia o estudo das lutas sociais no Brasil Republicano no âmbito da disputa por valores e do conflito nas relações de trabalho e de interesses específicos de grupos sociais, agregando, também, temas como protestos, insurreições, revoltas e revoluções. Envolve questões relativas a formas de resistência de trabalhadores e populares aos poderes instituídos. Cultura, política e resistência social são elementos norteadores da linha de pesquisa.

HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO

A partir de uma perspectiva local e regional, a linha de pesquisa privilegia a análise dos movimentos políticos, sociais, econômicos e culturais no estado e na cidade do Rio de Janeiro ao longo da história republicana brasileira. Capital da República até 1960, a cidade se constituiu enquanto destacado espaço de acontecimentos políticos, atuação de vanguardas culturais e movimentos sociais diversos.