Youtube

Aqui você tem acesso aos vídeos postados no canal dos pesquisadores do Laboratório Brasil Republicano no Youtube.

RAYMUNDO SOUZA DANTAS: O PRIMEIRO EMBAIXADOR BRASILEIRO NEGRO

Debate de lançamento do livro Raymundo Souza Dantas: o primeiro embaixador brasileiro negro (Ed.Saga, Salvador, 2021) de Fábio Koifman (UFRRJ). Participação de Karla Carloni (UFF) e Jonis Freire (UFF). Nomeado por Jânio Quadros em 1961, Raymundo  Souza Dantas teve a carreira caracterizada pelo protagonismo como escritor, jornalista e embaixador, o que não impediu de vivenciar episódios de racismo.

CONVERSAS FEMINISTAS COM HELOÍSA BUARQUE DE HOLANDA

Heloisa Buarque de Holanda, destacada intelectual, professora e pesquisadora da UFRJ e autora de livros e coleções sobre feminismo, conversa com as integrantes dos laboratórios Brasil Republicano e LEGES do Instituto de História da UFF. Debate temas como história do feminismo, intelectuais feministas, relações de gênero e os desafios de ser mulher hoje no Brasil.

MULHERES TECENDO O TEMPO

lançamento do livro. Organização: Karla Carloni e Carolina Coelho Fortes (13 de abril de 2021).

3º SEMINÁRIO BRASIL REPUBLICANO: FUTEBOL E DITADURAS

Primeiro dia - Estado Novo e o esporte de mulheres (17 de agosto de 2021) - Participantes: Silvana Goellner e Leda Costa.

Segundo dia - Estado Novo e o esporte de mulheres (19 de agosto de 2021) - Participantes: Nathália Fernander, Aira Bonfim, Fernanda Haag, Giovana Capucim.

Terceiro dia - Futebol e ditadura militar: o Campeonato Brasileiro, estádios, violências e festas cívicas. (24 de agosto de 2021) - Participantes: Rafael Fortes e João Malaia.

Quarto dia - Futebol e ditadura militar: o Campeonato Brasileiro, estádios, violências e festas cívicas. (26 de agosto de 2021) - Participantes: Bruno Rei, Daniel Araújo, Irlan Simões.

Clubes de Futebol e Fontes Históricas: acervos e possibilidades de pesquisa - C. R. Flamengo.

II Seminário Brasil Republicano - Cidadania e democracia no Brasil: o longo caminho e as crises políticas contemporâneas. Conferência de encerramento: Direitos civis e violência contra a mulher no Brasil Contemporâneo, com Jorge Ferreira (UFF). Gravado em 24 de novembro de 2020.

II Seminário Brasil Republicano - Cidadania e democracia no Brasil: o longo caminho e as crises políticas contemporâneas. Conferência de abertura com o professor Fernando Perlatto (UFJF), sobre "As crises da democracia, o Brasil e o tempo presente, proferida em 3 de novembro de 2020.