APRESENTAÇÃO
O grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP) é formado pelos Professores Jorge Ferreira, Karla Carloni, Laura Maciel, Lívia Magalhães e Renato Coutinho, todos do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Também integram o grupo, na qualidade de Pesquisadores Associados, Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Salgado de Oliveira e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Igualmente participam estudantes de graduação e pós-graduação – níveis mestrado e doutorado.
Inicialmente, o grupo formou-se em torno do Programa Cientistas do Nosso Estado, patrocinado pela FAPERJ, em janeiro de 2009. Com a renovação de seus projetos pela FAPERJ, o grupo inicial de pesquisadores, adquirindo afinidade acadêmica, dedicou-se a temas sobre a História do Brasil Republicano a partir de quatro linhas de pesquisa: História Cultural, História Política, História dos Movimentos Sociais e História do Rio de Janeiro. Em 2013, o grupo obteve registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Em 2016, o Laboratório Brasil Republicano foi reformulado em suas linhas de pesquisa.
Atualmente os integrantes do grupo de pesquisa Brasil Republicano desenvolvem pesquisas cujos resultados são publicados em livros e revistas científicas e apresentadas em congressos e simpósios internacionais, como a Latin American Studies Association (LASA). Nos Simpósios nacionais e regionais da Associação Nacional de História (Anpuh), o grupo de pesquisa reúne-se em torno de simpósios temáticos coordenados por seus integrantes.