Simpósio Temático - Anpuh 2019

As inscrições de trabalhos para o 30º Simpósio Nacional de História (Recife, 15 a 19 de julho de 2019) estão abertas e se encerram no próximo dia 22/03. Os professores Michelle Macedo (UFAL) e Wagner Teixeira (UFTM) estão coordenando o Simpósio Temático - 75 - "História e Culturas Políticas no Brasil Republicano".

075. História e Culturas Políticas no Brasil Republicano

Coordenadores:

Wagner da Silva Teixeira (História - Universidade Federal do Triângulo Mineiro), Michelle Reis de Macedo (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo: Este Simpósio Temático se propõe a dar continuidade aos trabalhos realizados nos últimos Simpósios Nacionais, consolidando-se como um espaço dedicado ao estudo da História Política do Brasil Republicano, do século XIX aos nossos dias. Um espaço para historiadores e outros pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais apresentarem seus projetos, estudos, reflexões e sínteses; para debater as pesquisas realizadas ou em andamento; um espaço de incentivo e colaboração para o desenvolvimento científico no campo da História. O Simpósio pretende contribuir com a construção do conhecimento histórico nos campos da história política, história do Brasil e história do Brasil Republicano. O Simpósio tem por objetivo ainda, possibilitar o estudo e a análise da trajetória do país ao longo de todo esse período. Iniciando por seus antecessores mais diretos, passando pela instauração da República no final do século XIX, pela constituição do liberalismo oligárquico na Primeira República, do nacional-estatismo a partir de 1930, da experiência democrática de 1945 a 1964, dos mais de vinte anos de ditadura militar, do processo de redemocratização dos anos 1980, do neoliberalismo dos anos 1990, dos governos petistas do início do século XXI e da atual crise política que se instalou no país desde 2013. Nos seus mais de cem anos o período republicano alterou completamente a face e o cotidiano do país. A urbanização e a industrialização, iniciadas de forma incipiente ainda no final do XIX e aceleradas a partir dos anos 1930, deram um novo formato para a configuração social brasileira, tornando o Brasil uma das principais economias do mundo. Por outro lado, o rápido processo de desenvolvimento urbano e industrial aprofundou contradições e consolidou desigualdades, forjando culturas políticas que estiveram presentes e marcaram profundamente os conflitos e as disputas no processo político brasileiro por todo esse longo período.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square